Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Detalhe

Saúde mental em sala de aula

07/08/2019 | Por: ABMES | 2312

Com o especial “Saúde mental em sala de aula”, a jornalista Ana Paula Lisboa venceu a categoria impresso regional do Prêmio ABMES de Jornalismo, voltado ao reconhecimento de reportagens que abordem o ensino superior no país. Na etapa final, Ana Paula concorreu com jornalistas da Tribuna Independente (AL) e do Diário da Região (SP). No total, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) está distribuindo um total de R$ 100 mil em prêmios.

Os vencedores foram anunciados na noite desta terça-feira (6), em cerimônia em Brasília, que também celebra os 37 anos da ABMES. A série de reportagens “Saúde mental em sala de aula”, publicada no caderno de Cidades e depois em plataforma no site Eu, Estudante entre 9 e 13 de agosto de 2018, abordou o bem-estar psicológico de estudantes, da educação básica ao ensino superior. As matérias foram motivadas por um caso de suicídio dentro do câmpus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) e provocaram conscientização e reflexão sobre a questão.

Escolas, cursinhos e universidades podem ajudar a apaziguar e detectar problemas como depressão, ansiedade e bullying ao criar ambientes mais humanos e integrados, sem foco apenas no desempenho acadêmico. Os textos também listaram serviços de acolhimento disponíveis, inclusive em instituições de ensino e unidades religiosas, para quem sofre algum problema de saúde mental.

Sobre o prêmio
A terceira edição do concurso da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior recebeu 296 inscrições. Os finalistas foram escolhidos por três membros imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL): o educador, jornalista e escritor Arnaldo Niskier; o advogado, jornalista, professor, ensaísta e poeta Marcos Vilaça; e o jornalista Merval Pereira.

Veja a matéria original