Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Comissão Julgadora - 6ª edição


Arnaldo Niskier

Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1984, foi recebido pela acadêmica Rachel de Queiroz. Presidiu a casa de 1998 a 1999. É bacharel em Matemática e licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (UERJ); além de bacharel e licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (UERJ). Doutor em Educação, em decorrência de aprovação no concurso para Livre Docência (UERJ). Catedrático por concurso de Administração Escolar e Educação Comparada (UERJ). Titular de História e Filosofia da Educação da UERJ, aposentado em 1995. Membro do Conselho de Notáveis da Confederação  Nacional do Comércio; do Instituto de Estudos Econômicos, Políticos e Sociais da Federação do Comércio de SP; Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro; presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional; membro do Conselho Editorial da Câmara dos Deputados e secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Hoje, é presidente emérito do CIEE/RJ.

 


Marcos Vilaça

É advogado, jornalista, professor, ensaísta e poeta brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985, tendo presidido em 2006, 2007, 2010 e 2011. Foi presidente do Tribunal de Contas da União, membro da Comissão Mista de Cooperação Técnica, Científica e Cultural entre os Tribunais de Contas dos Países de Língua Portuguesa; integrante do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Conselho Pernambucano Pacto 21; do Conselho Editorial da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão  da Fundação Getúlio Vargas; Integrante do júri do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira; membro consultivo da Associação de Imprensa de Pernambuco; presidente honorário da Academia Pernambucana de Letras; membro do Conselho Empresarial de Cultura da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

 


Merval Pereira

Presidente da Academia Brasileira de Letras, do qual é mebro desde 2011. É comentarista da Globonews, da Rádio CBN e colunista de O Globo. Em 1979 recebeu o Prêmio Esso pela série de reportagens “A segunda guerra, sucessão de Geisel” que, posteriormente, virou livro. Trabalhou na revista Veja, foi editor-executivo do Jornal do Brasil. Se especializou em política internacional pela Universidade Stanford, na Califórnia (EUA), como único bolsista da América Latina da John S. Knight Fellowship.  Faz parte do Conselho Editorial das Organizações Globo e integrou o primeiro Conselho Editorial do jornal Valor Econômico. É media leader do World Economic Forum, onde já foi mediador de debates sobre a situação do Brasil e da América Latina. Membro titular da Academia Brasileira de Filosofia e da Academia de Ciências de Lisboa desde 2016. Em 2009, recebeu o prêmio Maria Moors Cabot, a mais importante premiação do jornalismo das Américas, concedido pela Universidade de Columbia como reconhecimento pela excelência jornalística.