Saiba como participar do 7º Prêmio ABMES de Jornalismo
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do site: premiodejornalismo.abmes.org.br, das 09h do dia 20/03/2024 até às 23h59 do dia 28/06/2024.
Os trabalhos inscritos deverão ter sido publicados/veiculados, obrigatoriamente, em algum veículo de comunicação, em língua portuguesa, entre 24/06/2023 a 21/06/2024.
Serão aceitos trabalhos veiculados em jornais e revistas; emissoras de TVs abertas, por assinatura e web; plataformas digitais; rádio web e rádio difusora legalizadas; em portais, sites de notícias e blogs de jornalistas com registro profissional.
Só serão consideradas as versões originais dos trabalhos apresentados no ato da inscrição, não sendo consideradas reedições do conteúdo feitas após a inscrição.
Para cada trabalho inscrito, o responsável deverá iniciar uma nova inscrição no site informado no item 5.1. Caso seja necessário, o autor poderá editar as informações da inscrição até o fim do prazo de inscrições. Em caso de inscrições duplicadas de um mesmo trabalho, será considerada a última inscrição inserida no sistema.
Trabalhos inscritos nas modalidades web e impresso deverão ser disponibilizados, obrigatoriamente, em PDF. Assim como trabalhos inscritos nas modalidades vídeo e rádio, que deverão ser disponibilizados em formato aberto, sem a necessidade de efetuar login para ter acesso ao conteúdo.
Para os trabalhos que façam parte de uma série e/ou documentário e/ou reportagem especial de até 30 minutos de duração, o responsável (autor) deve fazer uma única inscrição no sistema, informado no item 5.1, incluindo todos os PDFs e/ou link abertos (sem necessidade de senha para acesso) relativos ao material.
Caso o trabalho tenha sido desenvolvido por mais de um profissional, é obrigatório informar nome, função e e-mail de cada co-autor no ato da inscrição. Cada co-autor será notificado via e-mail informado e deverá validar sua participação eletronicamente.
– O autor será considerado o responsável legal junto ao PRÊMIO ABMES, inclusive para o recebimento das premiações. Não caberá à ABMES, Comissão Julgadora, ou qualquer um de seus membros a responsabilidade sobre a divisão do valor do prêmio com o(s) coautor(es), se houver.
– Caso o autor seja estagiário do veículo em questão, é obrigatório, no ato da inscrição, informar a condição e preencher o nome, cargo e e-mail do supervisor em campo específico do formulário. O supervisor deve ser um jornalista com registro profissional. Ele será notificado no e-mail informado e deverá validar a participação eletronicamente.
As matérias inscritas devem ter, explicitamente, o crédito com a assinatura do jornalista (autor), e co-autor(es), caso existam, indicado como responsável legal junto ao Prêmio ABMES de Jornalismo. Caso a matéria esteja sem os créditos autorais ou assinada com pseudônimo, a autoria do responsável pela inscrição deverá ser comprovada por meio de declaração do veículo em que a matéria foi publicada.
– A Declaração de autoria, e co-autoria, caso exista, estará disponível no formulário de inscrição. O documento deve ser preenchido pelo autor, e co-autor(es), caso existam, informando, além dos dados do trabalho, o nome, cargo e e-mail do representante legal do veículo, que será notificado e deverá assinar eletronicamente o documento.
O participante apenas será considerado inscrito no Prêmio ABMES de Jornalismo após a validação da inscrição por parte da organização.
A organização do Prêmio não se responsabiliza por eventuais intercorrências no processo de inscrição, como qualquer falha de conexão ou perda de dados decorrentes do acesso à internet, tampouco por informações cadastradas de forma equivocada, tanto em relação ao conteúdo, quanto à autoria, sendo todo este processo de responsabilidade única e exclusiva do participante (autor). Caso não seja recebida a confirmação automática da validação da inscrição, favor encaminhar mensagem, exclusivamente, para o e-mail premios@abmes.org.br.
Os trabalhos inscritos devem respeitar as seguintes especificações quanto ao formato, tamanho e mídia:
– Os arquivos das reportagens da categoria Escrito deverão ser nomeados com o mesmo título da reportagem, com até 200 caracteres, e enviados em formato PDF, em boa qualidade, com tamanho máximo de 10MB, e informado o link da página em que a matéria foi originalmente publicada, devendo permanecer no ar até, no mínimo, a data da cerimônia de premiação. Caso o veículo exija login e senha para o acesso, é obrigatório o envio do arquivo em formato PDF.
– Os arquivos das reportagens da categoria Vídeo poderão ser adicionados em uma conta do YouTube, sem restrições de acesso, ou inseridos no sistema de inscrição em formato MP4, com tamanho máximo de 80MB, nomeados conforme o título da reportagem inscrita, com até 200 caracteres. Resolução recomendada: a partir de 480p.
– Os arquivos das reportagens da categoria Áudio poderão ser adicionados pelo link da reportagem ou inseridos em formato MP3, no tamanho máximo de 30MB, nomeados conforme o título da reportagem inscrita, com até 200 caracteres.
– Reportagens que fazem parte de série e/ou documentário e/ou reportagem especial devem conter até 30 minutos de duração e ser inscritas em uma única inscrição.
– Será aceita apenas uma inscrição por reportagem, mesmo que esta tenha sido veiculada em mais de um tipo de meio de comunicação.
Leia o regulamento completo aqui.