Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

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ABMES anuncia finalistas do 4ª do Prêmio ABMES de Jornalismo

09/07/2021 | Por: ABMES | 4291

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) anuncia, nesta sexta-feira (09), os finalistas do 4ª Prêmio ABMES de Jornalismo. Os 18 selecionados concorrem nas categorias nacional e regional e nas modalidades vídeo, áudio e escrito. Esta edição registrou 329 inscrições, um recorde de participação de jornalistas de todo o país. Os vencedores serão conhecidos em 6 de agosto, em cerimônia on-line que comemora os 39 anos da Associação.

Ao todo, serão entregues R$ 75 mil, divididos em seis prêmios em dinheiro. Os três vencedores na modalidade nacional receberão R$ 15 mil cada. Já os ganhadores da categoria regional serão premiados no valor de R$ 10 mil cada. O julgamento final será realizado pelos membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) Arnaldo Niskier, Marcos Vilaça e Merval Pereira.

Desde março de 2020, quando a pandemia decorrente da Covid-19 chegou ao Brasil, as incertezas aumentaram para vários setores da economia. De lá para cá, a educação alcançou uma cobertura jornalística inédita diante dos abruptos e corriqueiros impactos, como a interrupção das aulas, migração do ensino presencial para o presencial, mudança no Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), curricularização da extensão, entre outras pautas.

“Estamos animados e contentes com a alta adesão na 4ª edição Prêmio ABMES de Jornalismo. Não há dúvidas que os profissionais de imprensa merecem o reconhecimento pelo engajamento e transformação social que fazem dia a dia. O prêmio tem ganhado visibilidade e é uma satisfação batermos novo recorde com tantas matérias de qualidade, bem apuradas, que respeitam o leitor e promovem o olhar atencioso para a construção de políticas públicas em prol da educação brasileira”, avalia Sólon Caldas, diretor executivo ABMES.

 

Confira os finalistas:

CATEGORIA VÍDEO NACIONAL

Bruno Pinheiro Faustino, Luciano Merçon, Cezar Augusto Freire da Silva, Marilia Assef, Leão Serva, Jadna Duque/ TV Cultura
Reportagem: Como a educação é capaz de transformar a vida no campo

 

Marcelo Valadares, Mariane Salerno, Suellen Gonçalves, Denis Vicentini, Rodrigo Lima, Camila Doretto, Eduardo Mendes, Marcílio Meneses, Camila Konder/ TV Globo
Reportagem: Estudantes indígenas de universidade de Mato Grosso aprendem a dar aulas em suas aldeias

 

Luiza Gama Drable Santos/ The Intercept Brasil
Reportagem: O ENEM, a favela e o coronavírus: 'tem aluno que precisa do wi-fi do vizinho', diz idealizador do Unifavela

 

CATEGORIA ESCRITO NACIONAL

Paula Ferreira e Bruno Alfano/ O Globo
Série sobre Ensino EAD:
Metade dos cursos tem mais alunos à distância que presencial na rede privada 
Maioria da formação de professores já tem em educação à distância
Universitários aponta diferenças entre versões à distância e presencial do mesmo curso
Apesar do boom de matrículas, faturamento das faculdades privadas com modalidade ainda é 'aposta'
Elizabeth Guedes defende punição para maus mantenedores do ensino superior privado 
Governo do PT não avaliou modalidade como deveria, diz ex-ministro de Dilma 
'Havia concentração de grandes grupos', diz Mendonça Filho sobre flexibilização de ensino à distância

 

Paulo Saldaña, Fábio Takahashi e Marcela Tanaka/Folha de São Paulo
Reportagem: Presença de negros avança pouco em cursos de ponta das universidades

 

Elida Oliveira/ G1
Reportagem: Adiamento do Enem pode atrasar ingresso de 3,5 milhões de participantes no ensino privado, aponta levantamento

 

CATEGORIA ÁUDIO NACIONAL

Eduardo Matos/Rádio Gaúcha
Reportagem: Desafios do ensino superior durante e depois da Pandemia

 

Gabriela Costa Mayer/BandNews FM
Reporagem: A pandemia e as desigualdades na universidade

 

Hebert Araújo e Emerson Martiniano/ Rádio CBN João Pessoa
Reportagem: A menina que amava as letras

 

CATEGORIA VÍDEO REGIONAL

Plínio Almeida, Jardel Nunes, Beto Silva, Damião Tomé, Eisenhower Almeida, Larissa Maia, Renan Mesquita, Artur Lira/TV Cabo Branco
Reportagem: Educação em presídios: do cárcere ao ensino superior

 

Giselle Loureiro, Sulamita Rosa, Ricardo Alexandre/Rede Amazônica
Reportagem: Legados da pandemia para o ensino

 

Gustavo de Souza Justino, William Silva, Ariane Flores/TV Tem
Reportagem: Sombras do Ensino: série de reportagens faz raio-x dos cursos de graduação
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

 

CATEGORIA ESCRITO REGIONAL

Junia Oliveira/Estado de Minas
Reportagem: Diplomas de 1,6 milhão de estudantes ameaçados pela Reforma Tributária

 

Rafael Ayala Rocha Perote, Bruno de Castro Brito, Jéssica de Souza Carneiro/Ceará Criolo
Reportagem: Especial Quilombo Acadêmico

 

Keisi Pinheiro /Revista Tempo
Reportagem: A educação superior no Norte de Minas - - Revista Tempo – ID: 1137
Um sertão transformado pela democratização do ensino superior
A educação superior abre novo capítulo na história do norte de Minas
O norte para uma vida melhor está na educação

 

CATEGORIA ÁUDIO REGIONAL

Ana Luiza Bongiovani Batista de Souza Figueiredo, Julio Cesar Santos Vieira, Gabriel José Soares Faleiro/ BandNews FM Belo Horizonte
Reportagem: O direito de ser o que é
Parte 1
Parte 2

 

Marcos Paulo Frederici/Rádio Espírito Santo
Reportagem: Ensino: ferramenta que agrega valor à produção cafeeira

 

Juliana Correia Almeida, Alysson Lima Araújo, Josafá Bonifácio da SIlva Neto/ Rádio UFS FM
Reportagem: Educação, jogos e tecnologia: das incubadoras universitárias às startups sergipanas

 

 

Prêmio ABMES de Jornalismo

Criado em 2017, o Prêmio ABMES de Jornalismo tem como objetivo incentivar a imprensa na produção de reportagens e matérias que abordem a educação superior no Brasil. “O crescimento e o desenvolvimento da cobertura jornalística especializada no ensino superior têm impacto positivo no desenvolvimento contínuo das políticas educacionais, além do progresso do país, gerando benefícios sociais, políticos, econômicos e culturais para todas as regiões do Brasil”, afirma o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier.

Com a inciativa, explica Niskier, as mantenedoras pretendem estimular a discussão aprofundada, por exemplo, dos programas sociais do setor educacional, como Fies e ProUni, bem como do financiamento estudantil como um todo. “Sem deixar de lembrar do impacto da Covid-19 na educação superior e seus efeitos para as instituições de ensino e alunos”, conclui.

 

Última edição

Com 296 inscrições, a 3ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo estabeleceu em 2019 um recorde de adesão à iniciativa, mostrando que a premiação entrou definitivamente na agenda dos profissionais de imprensa do país e é reconhecida por sua seriedade e relevância. Jornalistas de todas as regiões do país e de dezenas de veículos de comunicação inscreveram seus trabalhos.

Autora da matéria vencedora na categoria Impresso Nacional, com o título “Investimento em professor é desafio para educação”, a jornalista Renata Cafardo, do Jornal Estado de S. Paulo, explica que foi para perto dos alunos acompanhar o trabalho dos professores na vida real para entender como tudo funciona. "Acredito que para mudar a realidade da Educação no Brasil precisamos olhar para quem está na sala de aula e consegue realizar essa mudança com qualidade. Se não olharmos para o professor, não vamos para lugar algum", completou.

 

Sobre a ABMES

Criada em 1982, a entidade representa mais de 2.500 instituições particulares de educação superior de todo o país e desenvolve ações no âmbito político e na área acadêmica, como a realização de estudos sistemáticos sobre temas relacionados ao segmento particular. A Associação acredita no potencial da educação como fator de evolução pessoal e do Brasil.

Com uma representatividade de mais de 88% do mercado de educação superior do país, as instituições de educação superior particulares abrigaram 75% do total de matrículas em cursos de graduação no país. Isso significa dizer que majoritariamente a educação superior brasileira se dá no setor privado, o que demonstra sua relevância para o processo de formação de profissionais qualificados e capazes de atender às demandas do mercado de trabalho, além de fazer parte do desenvolvimento das carreiras profissionais.