Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Detalhe

Em 2017, a ABMES celebra 35 anos de fortalecimento da educação brasileira

13/02/2017 | Por: ABMES | 3231

Para comemorar a data, a associação promoverá várias ações, entre elas o lançamento do prêmio de jornalismo da Educação Superior

Há 35 anos nascia a entidade que trabalharia para garantir às instituições de educação superior particulares mais espaço nas decisões em âmbito governamental, um fórum de debates sobre o setor, além do acesso contínuo a uma série de ações para garantir o fortalecimento da educação brasileira.

No dia 30 de agosto de 1982, por meio do esforço de um grupo de dirigentes que decidiu criar uma entidade para representar nacionalmente a categoria e lutar pelos legítimos direitos do setor particular, surgiu a Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES).

Ao longo desse período, a entidade tem trabalhado para atender as expectativas dos 1.200 associados e tem participado das principais discussões do cenário nacional de temas pertinentes ao desenvolvimento da educação, com destaque para o papel do ensino superior particular. A ABMES também tem contribuído com propostas na elaboração de políticas públicas para setor.

Na área acadêmica, a Associação elabora estudos sistemáticos sobre temas relacionados ao segmento privado, realiza seminários mensais, transmitidos para todo o país pela ABMES TV, além de produzir regularmente publicações, com o objetivo de subsidiar os associados nas suas atividades institucionais.

No âmbito político, a ABMES promove a articulação do setor com o governo, em especial com o Ministério da Educação (MEC), para a construção de caminhos que viabilizem a atuação das instituições de ensino na produção de conhecimento e na formação de indivíduos capacitados e qualificados para o mercado de trabalho, além da apresentação de propostas para a melhoria do ensino superior oferecido pelas faculdades, centros universitários e universidades.

Em março de 2017, entre as novidades que está preparando – e, também, para comemorar seus 35 anos - a entidade lançará o Prêmio ABMES de Jornalismo. O objetivo é valorizar o papel dos jornalistas e incentivar reportagens que sirvam de balizadores na aferição da qualidade do ensino superior particular e sua contribuição ao desenvolvimento do país.

Gestões

O atual diretor presidente, Janguiê Bezerra Diniz (2016-2019), tomou posse no dia 3 de maio de 2016. No seu primeiro ano de gestão, foi inaugurada a sede própria da ABMES, o 9º andar do Edifício Vision Work, no Setor Hoteleiro Norte (SHN), em Brasília/DF, no dia 6 de dezembro de 2016, depois de 24 anos de atuação na torre do shopping Pátio Brasil.

Durante a gestão do primeiro presidente da ABMES, Candido Mendes (1982/1992), a Associação tornou-se fórum de discussão e diálogo das instituições de educação superior, no sentido de captar suas aspirações e traduzi-las em proposições viáveis ao governo federal com subsídios e propostas para a definição de políticas públicas para o ensino superior.

Na gestão de Édson Franco (1992/2004), a Associação ampliou o número de associados e o debate sobre temas de interesse da educação superior brasileira, além da criação da ABMES Editora. Nesse período, também foram realizadas pesquisas, estudos e seminários voltados à compreensão dos problemas educacionais e para estabelecer os fundamentos do projeto institucional da Associação.

Nas gestões de Gabriel Mario Rodrigues, a ABMES abriu espaços de interlocução com os órgãos oficiais, fortalecendo a atuação política no contexto educacional brasileiro. A entidade também passou a desenvolver programas de apoio ao desenvolvimento acadêmico e administrativo das Pequenas e Médias Instituições de Ensino Superior (PMIES), como cursos de capacitação online.

A ABMES possui diversos outros serviços e projetos, como a realização de seminários mensais, workshops, programas de treinamentos e reuniões com consultores para atender às demandas das mantenedoras e de suas instituições mantidas.

Vale destacar, ainda, os prêmios Milton Santos de Educação Superior e Top Educacional Professor Mário Palmério, o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES e a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

Outras ações

ABMES investe constantemente em canais de comunicação, fato que permitiu aprimorar o contato com os associados, conferir maior visibilidade ao setor privado na mídia e na sociedade, atualizar diariamente os interessados em educação com notícias, normas e demais informações.

Essa atuação incisiva da Associação tem como objetivo garantir o reconhecimento da importância da Educação Superior privada para o desenvolvimento do país, para a redução das desigualdades sociais e como um agente transformador de vidas.

Por tudo isso, há 35 anos a ABMES é a referência nacional em Educação Superior privada.