Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Detalhe

Correio é finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo

09/07/2019 | Por: Correio Braziliense | 1547

Foto: Daniel Coelho-NBastian/TJDFT

Com o especial “Saúde mental em sala de aula”, a jornalista Ana Paula Lisboa está entre os 24 finalistas da Prêmio ABMES de Jornalismo, na categoria Impresso regional. A série de reportagens, publicada no caderno de Cidades e depois em plataforma no site Eu, Estudante, entre 9 e 13 de agosto de 2018, abordou o bem-estar psicológico de estudantes, da educação básica ao ensino superior.

As matérias foram motivadas por um caso de suicídio que aconteceu no câmpus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) e provocaram conscientização e reflexão sobre a questão. Escolas, cursinhos e universidades podem ajudar a apaziguar e detectar problemas como depressão, ansiedade e bullying ao criar ambientes mais humanos e integrados, sem foco apenas no desempenho acadêmico.

Os textos também listaram serviços de acolhimento disponíveis, inclusive em instituições de ensino e unidades religiosas, para quem sofre algum problema de saúde mental.

Confira a versão em PDF, publicada no jornal impresso, da série finalista e a versão on-line.

Saiba mais
A terceira edição do concurso da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMEs) recebeu 296 inscrições. Os finalistas foram escolhidos por três membros imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL): o educador, jornalista e escritor Arnaldo Niskier; o advogado, jornalista, professor, ensaísta e poeta Marcos Vilaça; e o jornalista Merval Pereira.

 Além de Ana Paula Lisboa, também concorrem na categoria Impresso regional jornalistas da Tribuna Independente (AL) e do Diário da Região (SP). Os finalistas concorrem a um total de R$ 100 mil em prêmios. Os vencedores serão anunciados em 6 de agosto em cerimônia em Brasília, que também celebrará os 37 anos da ABMES.