O Correio Braziliense venceu mais um prêmio jornalístico. Na noite desta terça-feira (8/8), o jornalista Tainan Pimentel foi agraciado com o Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), na categoria Internet Regional, com reportagem "Falhas no Ensino Médio dificultam a vida de jovens em universidades do país".
Publicada em 13 de maio deste ano, a matéria fez um Raio X da realidade nas escolas e instituições de Ensino Superior, quando o assunto é aproveitamento educacional.
Na mesma premiação, o Correio foi finalista na categoria Impresso Regional com a reportagem "Tecnólogo em serviços jurídicos na berlinda", produzida pela jornalista Ana Paula Lisboa.
A comissão julgadora do concurso da AMBES foi composta por Arnaldo Niskler, Marcos Vilaça e Merval Pereira, membros da Academia Brasileira de Letras. Os vencedores receberam premiações em dinheiro (no valor bruto total de R$100 mil), distribuídos em duas categorias (Nacional e Regional) nos segmentos de Impresso, TV, Rádio e Internet.
Outras premiações
No último 9 de maio, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) concedeu ao Correio o Prêmio República de valorização do Ministério Público Federal pela série de reportagens "#XôPrivilégio: hora de tirar os políticos da redoma".
A série começou em 29 de outubro de 2016, após o foro impedir a continuidade da Operação Métis, que investigava a atuação de policiais legislativos na tentativa de impedir as investigações da Operação Lava-Jato.
A continuidade das reportagens fez com que o Senado desengavetasse um projeto de mudança na Constituição para acabar com o benefício. O texto foi aprovado em primeiro turno, por unanimidade, no plenário da Casa em 26 de abril. A expectativa é de que a aprovação em segundo turno aconteça no fim desta semana.