Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Detalhe

Jornalista da Peperi vence prêmio ABMES de jornalismo em Educação

07/08/2024 | Por: Rede Rádio Peperi | 112

Divulgação

O jornalista da Rádio Peperi de São Miguel do Oeste, Marcos Meller, venceu, nesta terça-feira, 06, a sétima edição do Prêmio de jornalismo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. A Peperi estava concorrendo na categoria áudio regional com a reportagem “Bora ajudar: projetos que pulam os muros da academia”. A edição deste ano do prêmio teve recorde de inscrições com 319 trabalhos jornalísticos em diversas modalidades. A cerimônia ocorreu durante a comemoração de aniversário da ABMES em Brasília e o reconhecimento tem como objetivo incentivar e valorizar o papel da imprensa na cobertura de temas relacionados ao ensino superior no Brasil.

A reportagem vencedora do prêmio "Bora ajudar: projetos que pulam os muros da academia" aborda iniciativas de extensão desenvolvidas pelas universidades catarinenses. O material fala sobre projetos acadêmicos que impactam a vida das pessoas e ajudam a resolver problemas ou necessidades da comunidade. O material foi veiculado no programa Boa Tarde Peperi. Além da reportagem da Peperi, a categoria áudio regional teve outras duas finalistas, uma da Bahia e outra do Maranhão. Na edição de 2023, a Peperi também conquistou o prêmio ABMES de Jornalismo com a reportagem “Universidades no caminho da inovação”.

Confira os vencedores da sétima edição do Prêmio ABMES de Jornalismo

Categoria Nacional – Temas de abrangência nacional

Escrito

Quanto o professor influencia no resultado do aluno? Estudo mede pela 1ª vez no Brasil

Veículo: Estadão

Autora: Renata Cafardo

Áudio

Série de reportagens "ProUni - 20 anos de criação: contextos, conquistas e conflitos"

Veículo: Rádio UFMG Educativa

Autor: Ruleandson do Carmo Cruz

Vídeo

Número de mulheres cientistas brasileiras cresceu 29% em duas décadas

Veículo: SBT

Autora: Mônica Rossi

Coautores: Luciane Kohlmann, Maria Eduarda Petek de Figueredo, Jairo Christofari, Fabio Franciosi

 

Categoria Regional – Temas de abrangência estadual ou local

Escrito

Se nada for feito, déficit de professores na Educação Básica pode chegar a 235 mil em 2040, apontam especialistas

Veículo: Zero Hora (RS)

Autora: Sofia Mello Lungui

Áudio

Bora ajudar: projetos que pulam os muros da academia

Veículo: Rádio Peperi (SC)

Autor: Marcos Andrei Meller

Vídeo

Graduação após os 40 anos

Veículo: Portal Tribuna Hoje (AL)

Autor: Edilson Omena

Coautor: Lucas França