A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) anuncia, nesta sexta-feira (07), os finalistas do 6ª Prêmio ABMES de Jornalismo. Os 18 selecionados concorrem nas categorias nacional e regional e nas modalidades vídeo, áudio e escrito. Esta edição registrou 290 inscrições, o maior número em um só ano, e contou com a participação de representantes de todas as regiões do país. Os vencedores serão conhecidos em 8 de agosto, em cerimônia especial que comemora os 41 anos da Associação, em Brasília (DF).
Ao todo, serão entregues R$ 80,2 mil, divididos em seis prêmios em dinheiro. Os três vencedores na modalidade nacional receberão R$ 16 mil cada. Já os ganhadores da categoria regional serão premiados no valor de R$ 10.750 cada. O julgamento final será realizado pelos membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) Arnaldo Niskier, Marcos Vilaça e Merval Pereira.
O diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comentou sobre o caráter especial da premiação neste ano. “Nós tivemos um número recorde de inscritos em um mesmo ano, com uma qualidade fenomenal, distribuídas por vários veículos das mais diversas regiões do Brasil”, comentou. Niskier reformou a propósito da premiação e a relevância de abordar a educação nos veículos de imprensa. “O objetivo do prêmio de disseminar o bom debate sobre as questões da educação está sendo atingido. A quantidade e a qualidade dos trabalhos demonstram esse objetivo. É uma edição histórica e tenho certeza de que os finalistas poderão, durante a cerimônia de premiação, demonstrar, mais uma vez, a importância do tema da educação”, completou.
Conheça os finalistas do 6º Prêmio ABMES de Jornalismo:
CATEGORIA NACIONAL
Escrito
Isabela Palhares e Paulo Saldaña / Folha de São Paulo
Reportagem: "Série: Desafio da formação docente no Brasil"
Paula Pimenta / Agência Senado
Reportagem: "Plano Nacional de Educação entra na reta final sem cumprir a maioria das metas"
Vicente Nunes / Correio Braziliense
Reportagem: "Série: Brasileiros no topo do mundo"
Vídeo
Fernanda Pereira Cruz / TV Brasil
Reportagem: "Fuga de cérebros, a diáspora de cientistas brasileiros"
Rogério Brandão de Carvalho e Flávia Soledade / TV Justiça
Reportagem: "Educação a distância no ensino superior"
Letícia Dias Fagundes e Juliana Tahamtani, Juliana Monaco e Vinicius Rodrigues / Instituto Mulheres Jornalistas
Reportagem: "Mapeamento nacional do ensino superior brasileiro"
Áudio
Rafael Silva Costa / Agência RádioWeb
Reportagem: "Diversidade: cresce o número de universitários acima de 40 anos"
Hebert Araújo e André Bezerra / Rádio CBN João Pessoa
Reportagem: "Saberes Indígenas"
Pablo Nogueira e Alessandra Mendes / Rádio Itatiaia
Reportagem: "Hora da revisão: lei de cotas completa 10 anos"
CATEGORIA REGIONAL
Escrito
Bruna Bezerra Damasceno Santos / Diário do Nordeste
Reportagem: "Como inserir os jovens de baixa renda no mercado de profissões do futuro"
Rone Fábio Carvalho Junior / Jornal Diário da Região
Reportagem: "EAD populariza ciência e faz brasileiros voltarem para sala de aula"
Thayanne Maria Monte Magalhães Viana e Lucas França / Tribuna Independente
Reportagem: "Moeda social criada em parceria com universidade impulsiona economia na periferia"
Vídeo
Zuila Frutuoso David Duarte, Larissa Maia, Claudia Richele, André Pereira, Elias Souto e Jardel Nunes / TV Cabo Branco
Reportagem: "Vida com autismo: Vencendo o preconceito através da educação"
Luan Diego Vosnhak, Marcos Espindola e Carolina Castro / NDTV Record TV
Reportagem: "O papel das universidades comunitárias no desenvolvimento educacional de SC"
Deivide Sacramento, Rogério Danielski e Denise de Medeiros / NSC TV
Reportagem: "Estudantes de engenharia modificam leitos para que pacientes consigam se recuperar em casa"
Áudio
Carla Tatiana Arantes de Aquino e Larissa Maia Lima / Rádio CBN Paraíba
Reportagem:"Educação rural e o poder de furar o mundo"
Marta Thaís Alencar Cosme, Suzana de Fátima Ribeiro da Silva Aires, Rosana Barros, Venilson Sousa, Clara Telles e Elenir Castro / Nossa Rádio Teresina 101,3 FM
Reportagem: "Tempo de aprender. nordestinos negros ou com deficiência protagonizam nas universidades do interior"
Marcos Andrei Meller / Rádio Peperi
Reportagem: "Universidades no Caminho da Inovação"
Prêmio ABMES de Jornalismo
O Prêmio ABMES de Jornalismo foi criado em 2017 com a intenção de dar visibilidade à cobertura jornalística da educação superior brasileira. Nos últimos anos, por razões políticas e econômicas – e pelas transformações promovidas pelo período pandêmico – a educação alcançou uma atenção ainda maior da imprensa, seja pela preocupação com os aspectos sociais, seja pelas questões pedagógicas da formação superior dos jovens brasileiros. Temas como os programas governamentais de acesso como o Prouni e o Fies, as novas tecnologias e os impactos nos processos de ensino-aprendizagem, os ensinos à distância e híbrido, entre outros, se tornaram recorrentes no debate midiático.
Na visão do diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, esta edição é um marco para temas importantes para o futuro e toda a sociedade. “A 6ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo consolida uma iniciativa que tem como objetivo promover o debate entre os veículos de imprensa sobre os temas de interesse da educação. Neste momento em que um novo governo assume, temas como o Fies, Prouni, recuperação das universidades públicas, novo Ensino Médio e tantos outros assuntos de interesse da sociedade, é oportuníssimo que o Prêmio ABMES de Jornalismo seja um marco para que essas questões tão importantes para o nosso futuro sejam amplamente abordadas na imprensa.”
Última edição
Em seis anos de história, o Prêmio ABMES de Jornalismo recebeu quase 1,4 mil inscrições e chega em 2023 consolidado como parte da agenda dos profissionais de imprensa do País, reconhecido por sua seriedade e relevância. Jornalistas de todas as regiões do país e de dezenas de veículos de comunicação inscreveram seus trabalhos desde sua criação.
Na 5ª edição foram registrados 265 trabalhos nas diversas categorias e modalidades. As pautas emplacadas foram extremamente importantes para o período atual, advindas dos efeitos pandemia, ao qual o modelo de aprendizagem foi protagonista para a educação superior brasileira. Entre as reportagens finalistas, houve diversidade e inovação, como mulheres na ciência, profissões do futuro que impactam no mercado de trabalho e o desafio da educação voltar a crescer.