Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Detalhe

Rede Paraíba é três vezes finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo

12/07/2017 | Por: Rede Globo | 2169

Daniel Sousa/TV Cabo Branco

A Rede Paraíba de Comunicação está na disputa ao Prêmio ABMES de Jornalismo, realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A TV Cabo Branco, o G1 Paraíba e a CBN João Pessoa são as únicas empresas de mídia do estado entre as finalistas na premiação que escolherá os melhores trabalhos que abordaram o universo das faculdades e universidades do país.

Na categoria TV regional, a afiliada Globo em João Pessoa concorre com a reportagem “Fisioterapia inclusiva – projeto atende crianças com microcefalia na Paraíba”, que foi exibida no dia 24 de maio, no JPB 2ª Edição. No material, a jornalista Zuíla David mostra o trabalho de extensão de uma faculdade privada em que são oferecidos atendimentos aos bebês com malformação cerebral.

Segundo a repórter, essa foi uma iniciativa louvável que mereceu ser compartilhada. “O trabalho multidisciplinar tem um lado social bem forte. Foi muito importante acompanhar o lado da instituição ao disponibilizar o serviço e também conversar com as famílias atendidas. Como profissional e mãe, foi uma experiência emocionante”, disse.

Na internet, o repórter André Resende é quem assina o texto “Jovem supera atrofia espinhal e torna-se primeira da família em curso superior”, publicado no dia 28 de maio, no G1 Paraíba. O conteúdo traz a história da estudante Thamires Ferreira Dantas, de 21 anos. A jovem está no sexto período do curso de Nutrição e é um exemplo de superação ao conciliar os estudos com o tratamento da doença.

“Foi um caso que me impressionou. A personagem vem de uma família simples e, com muita luta, conseguiu realizar um sonho. Por ser aluna do Programa Universidade Para Todos (Prouni), ela nunca reprovou as disciplinas e ainda levanta várias bandeiras da acessibilidade”, falou.

A CBN João Pessoa é finalista com uma reportagem de Marcelo Andrade, intitulada “Há luz no começo do túnel”, que fala sobre os presos paraibanos que tiveram bons rendimentos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um deles passou em primeiro lugar em Letras na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Foi um trabalho mais intenso. Precisei ir à Penitenciária de Segurança Máxima de Mangabeira em vários momentos. Ouvi histórias tristes, mas de superação e de coragem. São pessoas que estão recomeçando. O jornalismo tem o poder de dar voz, mas também de ser os ouvidos pois precisamos escutar mais quem tem algo pra falar”, explicou.

O anúncio dos vencedores do Prêmio ABMES de Jornalismo será feito no dia 8 de agosto, em Brasília (DF), durante um jantar de comemoração aos 35 anos da associação.