Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Prêmio ABMES de Jornalismo - 2024


Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), inscrita no CNPJ sob o nº 00.686.253/0001-60, com sede no SHN Qd. 1 Bl. F, Entrada A, Conjunto A, 9º andar, Edifício Vision Work & Live, Asa Norte, Brasília/DF, CEP: 70.701-060, com endereço eletrônico abmes@abmes.org.br, e telefone (61) 3961-9832, divulga a seguir o regulamento da 7ª edição do “Prêmio ABMES de Jornalismo”, doravante denominado PRÊMIO ABMES:

Sobre a ABMES

Fundada em agosto de 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional com o objetivo de engajá-las nas mais diversas instâncias e atuar na consolidação efetiva de seus pares.

Hoje a entidade congrega mais de 5.300 unidades educacionais, entre mantenedoras e mantidas, e tem como um de seus principais objetivos institucionais subsidiar a definição de políticas públicas para a educação superior. O setor particular de educação superior é responsável por mais de 78% das matrículas, o que demonstra sua relevância para o processo de formação de profissionais qualificados e capazes de atender às demandas do mercado de trabalho, além de fazer parte do desenvolvimento das carreiras profissionais.

Objetivo

O Prêmio ABMES de Jornalismo visa incentivar a elaboração de reportagens e matérias que abordem a educação superior no Brasil.

O crescimento e o aprimoramento da cobertura jornalística especializada ajudam a contribuir para a busca de melhoria permanente e o desenvolvimento do país, gerando benefícios sociais, políticos, econômicos e culturais para todas as regiões.

A iniciativa pretende, ainda, que os trabalhos participantes sirvam de estímulo para a discussão aprofundada dos programas sociais e políticas públicas ligadas ao setor.

Ao debater esses programas, que encontram nas instituições particulares parcerias fundamentais, a ABMES reforça a importância e o papel social das suas associadas.