Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Detalhe

Prêmio ABMES de Jornalismo anuncia os grandes vencedores da 3ª edição

06/08/2019 | Por: ABMES | 3512

Após muita ansiedade e expectativa, foram anunciados na noite desta terça-feira (06), em Brasília/DF, os vencedores da 3ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo, iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Para uma plateia repleta de autoridades, de personalidades do setor da educação superior e dos finalistas, os nomes dos premiados em cada uma das oito categorias foram, aos poucos, sendo revelados. O Prêmio tem como objetivo valorizar e incentivar a imprensa nacional na cobertura jornalística de temas relacionados à educação superior.

Para Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, além de reconhecer bons trabalhos jornalísticos, a iniciativa contribui para o debate sobre o fortalecimento da educação superior no país. “Estou muito honrado pela oportunidade de agraciar com este prêmio o trabalho de jornalistas cientes da relevância da pauta da educação para o país. Não há dúvida de que o trabalho jornalístico contribui fortemente para a reflexão e o aprimoramento de políticas públicas voltadas para a educação superior brasileira”.

Jornalistas de todas as regiões do país e de dezenas de veículos de comunicação concorreram aos prêmios que totalizam R$ 100 mil (valor bruto), distribuídos em oito categorias: Impresso (Nacional e Regional), Internet (Nacional e Regional), Rádio (Nacional e Regional) e TV (Nacional e Regional).

Confira abaixo a relação dos vencedores:

Categoria TV Nacional

José Raimundo, Eduardo Torres, Vera Souto, Nancy Dutra, Patrícia Trigueiros, Rildo de Jesus, Júlio César Almeida, Cláudio Guterres e Dimitri Caldeira / TV Globo

Reportagem: Diplomas Falsos

 

Categoria TV Regional

Kilvia Muniz, Adauto Alves e Samille Braide / TV Diário (CE)

Série de reportagens: Além da Vida (Parte 1, Parte 2 e Parte 3)

 

Categoria Rádio Nacional

Júlio Vieira, Mickael Barbieri, Ike Yagelovic / BandNews FM

Série de reportagens: Brasil Conectado - A ampliação do acesso ao ensino superior brasileiro

 

Categoria Rádio Regional

Eduardo Matos e Felipe Daroit / Rádio Gaúcha (RS)

Reportagem: Uergs agoniza ainda mais do que as federais

 

Categoria Impresso Nacional

Renata Cafardo / O Estado de S.Paulo

Reportagem: Investimento em professor é desafio para educação

 

Categoria Impresso Regional

Ana Paula Lisboa / Correio Braziliense (DF)

Reportagem: Saúde mental em sala de aula

 

Categoria Internet Nacional

Mariana Tokarnia / Agência Brasil

Reportagem: Ingresso de indígenas em faculdades é nove vezes maior do que em 2010

 

Categoria Internet Regional

André Resende / G1 (PB)

Reportagem: Ensino superior a distância cresce 712% na Paraíba em 10 anos e ajuda a mudar vidas

 

3ª edição

Com 296 inscrições, a 3ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo estabeleceu um novo recorde de adesão à iniciativa, mostrando que a premiação da ABMES entrou definitivamente na agenda dos profissionais de imprensa do país e é reconhecida por sua seriedade e relevância.

 

ABMES 37 anos

A noite também foi de celebração pelos 37 anos da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Com uma jornada de intenso trabalho e comprometimento com o fortalecimento do setor particular de educação superior e com a construção de uma nação mais justa e sustentável, a ABMES tem desempenhado relevante papel junto aos gestores das políticas educacionais desde a sua fundação.

Como resultado, a Associação regeu o setor nas principais conquistas das últimas décadas, desempenho que a alçou ao posto de principal entidade representativa da educação superior particular do Brasil.