Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Detalhe

3ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo tem novo recorde de inscrições

17/06/2019 | Por: ABMES | 1884

Com 296 inscrições, a 3ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo estabeleceu um novo recorde de adesão à iniciativa, mostrando que a premiação da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) entrou definitivamente na agenda dos profissionais de imprensa do país e é reconhecida por sua seriedade e relevância.

Jornalistas de todas as regiões do país e de dezenas de veículos de comunicação concorrem a prêmios que totalizam R$ 100 mil e serão distribuídos em oito categorias: Impresso (Nacional e Regional), Internet (Nacional e Regional), Rádio (Nacional e Regional) e TV (Nacional e Regional).

“É grande a satisfação de ver que o Prêmio cresce a cada edição, mas não apenas porque é bom ver uma ideia sair do papel e ser bem-sucedida, mas, principalmente, por acreditarmos na força fiscalizadora e mobilizadora da imprensa enquanto agente de transformação social. A cada ano cresce não apenas o volume de matérias concorrendo, mas também a qualidade do material apresentado. Acreditamos que esse desempenho contribui fortemente para a reflexão e o aprimoramento de políticas públicas voltadas para a educação brasileira”, avalia Sólon Caldas, diretor executivo ABMES.

Comissão julgadora e cronograma
Assim como ocorreu nas outras duas edições, os finalistas e vencedores do Prêmio são selecionados por três renomados e imortais membros da Academia Brasileira de Letras (ABL): o educador, jornalista e escritor Arnaldo Niskier; o advogado, jornalista, professor, ensaísta e poeta Marcos Vilaça; e pelo jornalista Merval Pereira.

Os finalistas serão anunciados no dia 8 de julho de 2019 e a cerimônia de revelação e premiação dos vencedores acontecerá em 6 de agosto. Todos os vinte e quatro finalistas serão convidados para participar do evento que acontecerá em Brasília/DF, e que também celebrará os 37 anos da ABMES.

Sobre o Prêmio
Criada em 2017, a iniciativa tem como objetivo valorizar e incentivar a imprensa nacional na cobertura jornalística de temas relacionados à educação superior do país. Com quase 500 inscrições nas duas primeiras edições, o Prêmio ABMES de Jornalismo já reconheceu trabalhos sobre diversos aspectos que envolvem a educação superior brasileira.