Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Detalhe

#SérieDepoimentos | Educação como luz para os problemas sociais

31/08/2017 | Por: ABMES | 2295

“A reportagem nasceu como qualquer outra matéria da rotina diária do jornalismo, mas não podia ser tratada como pautas rotineiras, ou seja, a notícia pela notícia somente. Dois presos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um deles com a maior nota do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba, não era algo normal, era especial, era inédito. Foi uma das reportagens mais densas que fiz até hoje.

Fui ao presídio inúmeras vezes para conversar com os detentos, com colegas de cela, professores e direção da unidade prisional. Saí de lá com falas emocionantes.

O Prêmio ABMES de Jornalismo chegou para contribuir com o reconhecimento às boas reportagens. Pautas de educação, que mostram o poder transformador que existe no ato de aprender, merecem sempre ser reconhecidas.

O jornalismo não tem apenas a função de fiscalizar ou denunciar, mas, a de causar reflexão, de contar histórias positivas e mostrar bons exemplos. 

Estamos sempre contando fatos, nem sempre tão bacanas, nem sempre tão felizes, mas com certeza, importantes para o debate de uma sociedade melhor. A educação é o ponto inicial dessa conversa social.”

Marcelo Henrique Andrade é jornalista da CBN, vencedor na Categoria Rádio Regional, com a reportagem “Há luz no começo do túnel”.