Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Detalhe

Reportagem da Folha sobre a inadimplência no Fies é premiada

10/08/2017 | Por: Folha de S.Paulo | 66

Divulgação - 28.dez.16/FNDE

A Folha recebeu nesta terça-feira (8) o Prêmio ABMES de Jornalismo, na categoria Impresso Nacional, com a reportagem "Inadimplência aumenta, e mais da metade atrasa pagamento do Fies."

Essa é a primeira edição do prêmio promovido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior). Ao todo, 225 reportagens foram inscritas nas oito categorias do prêmio, que selecionou nove vencedores.

Na categoria Impresso Nacional, houve empate. Assim, foram premiadas reportagens da Folha e da revista Época.

Publicada em janeiro, a reportagem assinada pelo repórter Paulo Saldaña expôs o cenário de calote nos pagamentos do Fies (financiamento estudantil). Pela primeira vez, mostrou também o nível de inadimplência dos contratos firmados a partir de 2010 e já em fase de amortização.

Foi a partir de 2010 que o número de contratos do Fies disparou por causa de mudanças que facilitaram as condições de financiamento. A partir do fim de 2014 o governo Dilma Rousseff (PT) promoveu alterações no programa, que foi novamente reformulado na gestão Michel Temer (PMDB) –com ações para tentar inibir a inadimplência.

O anúncio dos vencedores e a entrega dos prêmios ocorreu na noite de terça-feira, em Brasília, em solenidade que marcou também os 35 anos da ABMES.