Valorizando o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior Brasileira

Detalhe

Reportagem da Rádio Gaúcha vence prêmio de jornalismo de educação

07/08/2019 | Por: GaúchaZH | 2652

Foto: Eduardo Matos/Acervo pessoal

A Rádio Gaúcha é vencedora do 3º Prêmio ABMES de Jornalismo com a série de reportagens "Uergs agoniza ainda mais do que as federais", dos jornalistas Eduardo Matos e Felipe Daroit. O trabalho rendeu o primeiro lugar na categoria Rádio Regional. A reportagem também foi publicada em Zero Hora e GaúchaZH.

O concurso, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), teve 296 reportagens inscritas, em oito categorias. Coube aos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) Merval Pereira, Arnaldo Niskier e Marcos Vilaça selecionar finalistas e vencedores.

O resultado do concurso foi anunciado na noite de terça-feira (6), em cerimônia em Brasília. A série, dividida em quatro capítulos, trata das dificuldades financeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs), que sofre com reduções orçamentárias.

Entre o valor pedido pela reitoria e o liberado pelo governo para 2019, o índice foi maior do que o contigenciamento de recursos anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) para as universidades federais, de 30%.

A série também trouxe casos de superação de estudantes e professores. Foram dois meses acompanhando reitoria e ex-reitores, alunos, professores, especialistas em educação e entidades que representam os servidores.

— Era uma pauta que eu havia sugerido e que ganhou força diante do anúncio do MEC de cortar verbas para instituições federais. Queríamos fazer uma comparação com a situação da universidade estadual. Fiz uma série sobre o sucateamento da Uergs em 2013 e queria retomar o assunto — ressalta Matos.

— É um reconhecimento importante, principalmente por se tratar de um dos maiores prêmios de educação do país — destaca Daroit.

Prêmio é o terceiro consecutivo recebido pelo Grupo RBS
Esta é a terceira vez seguida que a RBS recebe o Prêmio ABMES de Jornalismo pela excelência na cobertura de educação no Ensino Superior.

No ano passado, Zero Hora foi a vencedora na categoria Impresso Regional com a reportagem "Com menos matrículas e ingresso de alunos, universidades privadas buscam reinvenção", produzida por Guilherme Justino para o caderno DOC e publicada também em GaúchaZH. A reportagem analisou a crise financeira em instituições privadas de Ensino Superior e as saídas para enfrentar o obstáculo (confira aqui).

Em 2017, a Rádio Gaúcha foi vencedora na categoria Rádio Nacional. A reportagem premiada, "Estudantes da Unisinos aceleram ajustes para produzir substância criada para facilitar transplantes", também foi produzida por Eduardo Matos. Confira aqui.

Veja a relação dos vencedores:

Categoria TV Nacional
José Raimundo, Eduardo Torres, Vera Souto, Nancy Dutra, Patrícia Trigueiros, Rildo de Jesus, Júlio César Almeida, Cláudio Guterres e Dimitri Caldeira — TV Globo
Reportagem: Diplomas Falsos

Categoria TV Regional
Kilvia Muniz, Adauto Alves e Samille Braide — TV Diário (CE)
Série de reportagens: Além da Vida (Parte 1, Parte 2 e Parte 3)

Categoria Rádio Nacional
Júlio Vieira, Mickael Barbieri, Ike Yagelovic — BandNews FM
Série de reportagens: Brasil Conectado — A ampliação do acesso ao Ensino Superior brasileiro

Categoria Rádio Regional
Eduardo Matos e Felipe Daroit — Rádio Gaúcha (RS)
Reportagem: Uergs agoniza ainda mais do que as federais

Categoria Impresso Nacional
Renata Cafardo — O Estado de S.Paulo
Reportagem: Investimento em professor é desafio para educação

Categoria Impresso Regional
Ana Paula Lisboa — Correio Braziliense (DF)
Reportagem: Saúde mental em sala de aula

Categoria Internet Nacional
Mariana Tokarnia — Agência Brasil
Reportagem: Ingresso de indígenas em faculdades é nove vezes maior do que em 2010

Categoria Internet Regional
André Resende — G1 (PB)
Reportagem: Ensino Superior a distância cresce 712% na Paraíba em 10 anos e ajuda a mudar vidas